I JORNADA CIENTÍFICA CATARINENSE DE BLOCO OPERATÓRIO DA SOBECC NACIONAL

30/10/2018 09:36

A Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização (SOBECC) em parceria com docentes da Universidade Federal de Santa Catarina realizará a I Jornada Científica Catarinense de Bloco Operatório da SOBECC Nacional em 23 de novembro de 2018, no Auditório da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, (SC). Venha participar!!!

INSCRIÇÕES AQUI

I JORNADA CIENTÍFICA CATARINENSE DE BLOCO OPERATÓRIO DA SOBECC NACIONAL

23 de novembro de 2018(Sexta-feira)Local: Auditório da Reitoria UFSC – Florianópolis, (SC).

Rua Engenheiro Agronômico Andrey Cristian Ferreira – Carvoeira – Florianópolis, (SC).

7h30 – 8h30 – Entrega de material e atendimento de novas inscrições.

8h30 – 9h15 – Abertura – Representantes SOBECC Nacional, UFSC e Coral NETI

9h15 – 10h30 – Mesa Redonda: Cultura de segurança na área cirúrgica no estado de SC e SP.
Palestrantes:
Enfa. Dra. Ana Graziela Alvarez – Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis, (SC).

10h30 – 11h15 – Coffee break

11h15 – 12h00 – Palestra: Informatização do checklist cirúrgico
Palestrante: Enfa. Ms. Larissa de Siqueira Gutierres – Hospital Baía Sul – Florianópolis, (SC).

12h – 13h15 – Mesa redonda: O cenário da segurança do paciente no ambiente cirúrgico: do ensino à gestão do processo
• Segurança do paciente no ambiente cirúrgico
Palestrante: Josiane de Oliveira Vivan – Professora de Pós-Graduação, Avaliadora Líder do Sistema Brasileiro de Acreditação/ONA, Integrante do Comitê Técnico de Revisões Técnicas da ONA, Superintendente do IPASS – Curitiba, (PR)

• Simulação clínica perioperatória: habilidades técnicas e comportamentais para desenvolvimento do profissional
Palestrante: Enfa. Dra. Neide Knihs, Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis, (SC).

13h15 – 14h45 – Almoço

14h45 – 15h45 – Palestra: O processo de estilização de materiais para a segurança na gestão do ambiente cirúrgico-Temática CME.
Palestrante: Enfa. Ms. Carmen E. Pozzer – Coordenadora Técnica de Esterilização, Complexo Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, (RS).

15h45 – 16h15 – Coffee break

16h15 – 17h15 – Palestra: Como lidar com a mídia social no bloco operatório?
Palestrante: Enfa. Profa. Ms. Soraya Palazzo – Centro Universitário São Camilo – São Paulo, (SP).

17h15 – Encerramento das atividades e Sorteios