Infra-estrutura

O MP possui uma Secretaria Acadêmica própria, localizada no CCS, junto com os demais cursos de Pós-Graduação do Centro, que visa o aproveitamento da área física. Possui, sala de aula própria, localizada no Centro de Capacitação do HU, bem como tem disponibilidade de utilização de outras salas do Centro de Capacitação e do Centro de Ciências da Saúde, quando há necessidade de um espaço maior para as atividades desenvolvidas. Conta, ainda, com o auditório do HU, bem como duas salas para videoconferências, que são organizadas pela Rede Universitária de Telemedicina (REDE RUTE).

Para o controle e articulação com a estrutura do CCS, utiliza-se espaço físico do Centro de Educação e Pesquisa em Enfermagem (CEPEN), que é coordenado por enfermeira doutora, credenciada para o Curso de MP.

Quanto aos laboratórios, por articular-se ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, compartilha os espaços dos grupos de pesquisa dos quais os docentes vinculados ao MP fazem parte.

Também usufrui do espaço físico do novo Bloco, construído especialmente para alocar os Cursos de Pós-Graduação do Centro de Ciências da Saúde/CCS (Enfermagem, Odontologia, Medicina, Farmácia, Nutrição e Saúde Pública).  Trata-se de um prédio de 1.662 m2, que, além de áreas comuns, como secretaria, anfiteatro, salas de aula compartilhadas, sala de videoconferência e de ensino à distância, possui um espaço específico para os cursos de pós-graduação, sendo que o MPENF compartilha das áreas comuns. Destaca-se que esta área se constitui num espaço importante para a articulação interdisciplinar, potencializando o aproveitamento de área física, recursos tecnológicos e acadêmicos para o conjunto das Pós-Graduações do CCS/UFSC.

Conta, ainda, com o Laboratório de Vivências: Localizado no Centro de Ciências da Saúde, que foi criado, equipado e é mantido pelo Departamento de Enfermagem. Destina-se ao desenvolvimento de experiências criativas e inovadoras no campo do ensino, pesquisa e extensão. É utilizado para o ensino de Pós-Graduação e Graduação, bem como para atividades desenvolvidas pela Diretoria de Enfermagem do HU/UFSC.

d) Laboratórios de Informática: (1) o Laboratório de Informática do Centro de Ciências da Saúde da UFSC – disponibiliza 20 estações de computadores para estudantes de pós-graduação e graduação e o (2) o Laboratório de Informática da Biblioteca Central, no qual o corpo docente e discente tem acesso em todos os períodos (matutino, vespertino e noturno) inclusive finais de semana. Todos os laboratórios estão conectados a rede internet, permitindo amplo acesso a bases de dados, especialmente pelo Portal de Periódicos/CAPES.

Dispõe, ainda, do espaço físico da Rede Rute, com duas salas de videoconferências. O HU também dispõe, no Centro de Capacitação, com um Laboratório de Informática, que é utilizado principalmente para atividades capacitação.

O HU também está inserido em programa do Ministério da Educação, que prevê o desenvolvimento do Aplicativo de Gestão dos Hospitais Universitários (AGHU), que desenvolverá um software para gestão hospitalar, tendo por base o já existente no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Um dos módulos a ser desenvolvido é o da Prescrição de Enfermagem, sendo o HU/UFSC responsável por tal desenvolvimento, com o acompanhamento deste projeto pela Diretoria de Enfermagem.

Com este projeto haverá uma melhoria no parque tecnológico de informática do HU.