Objetivos e Tendências

Curso de Mestrado Profissional Gestão do Cuidado em Enfermagem tem como objetivos:

• Formar enfermeiros com capacidade analítica, crítica e de transformação de sua prática; pautados nos valores e diretrizes propostos pelo SUS.
• Produzir conhecimento e proposições inovadoras para a enfermagem nas dimensões do cuidado, gestão e educação em saúde.
• Promover a incorporação da ciência, arte e tecnologia para a ação transformadora da prática de enfermagem.
• Desenvolver conhecimentos e habilidades de pesquisa na área de enfermagem e de saúde.
• Instrumentalizar os profissionais para a participação crítica no redirecionamento e/ou fortalecimento de políticas públicas e práticas de enfermagem e de saúde.
• Capacitar os profissionais para a garantia da eficácia e eficiência das organizações públicas do setor saúde por meio da solução de problemas e geração de inovação.

A partir destes objetivos, identificamos como tendência do Curso a reflexão crítica e analítica da realidade, articulando as dimensões do cuidado, da gestão e da educação, estimulando e capacitando os enfermeiros para o desenvolvimento de pesquisas, bem como tem possibilitado a busca de soluções aos problemas da prática, gerando inovação e novos conhecimentos, a partir dos conteúdos ministrados nas diversas disciplinas que compõe a grade curricular. Portanto, tem como foco a construção do conhecimento a partir de uma reflexão que permite um olhar diferenciado sobre os problemas de pesquisa selecionados, os referenciais teóricos utilizados e o compromisso social estabelecido. Isso tem dirigido as investigações, tanto para abordagens qualitativas, quanto quantitativas.