Solicitação de Banca de Sustentação

Procedimentos para Solicitação de Bancas de Dissertação

 

OBRIGAÇÕES DO ALUNO/PROFESSOR:

 1 – Para agendamento da banca:

  • Providenciar a reserva de sala para realização da banca;
  • Entregar o Formulário de Solicitação de Banca  à Secretaria Acadêmica, no Bloco H, térreo, do CCS, com no mínimo, 30 dias de antecedência, atendendo a legislação vigente;

As bancas de dissertação deverão ser constituídas por no mínimo três membros titulares, todos possuidores do título de Doutor ou de Notório Saber, sendo ao menos um deles externo ao Programa, conforme estabelece o art. 61 da Resolução Normativa 05/CUn/2010

Para os casos em que a banca contará com a participação de membro externo à UFSC, verificar junto à Secretaria Acadêmica se ele já participou de bancas na UFSC. Se não participou, preencher todo o Formulário Dados Prof. Externo e encaminhar à Secretaria Acadêmica juntamente com uma cópia do Diploma de Doutor  e a Solicitação de Banca.

 2- Após aprovação da solicitação de banca pelo Colegiado:

  • Verificar a disponibilidade dos equipamentos  e dos softwares  disponíveis na UFSC, para a apresentação, afim de evitar problemas no momento da apresentação;
  • Preencher e imprimir a Folha de Rosto (em formato A5) – 2 vias;
  • Retirar junto à Secretaria os documentos referentes à banca.

3- No dia da banca:

  • Chegar com, no mínimo, 30 minutos de antecedência, para testar equipamentos e verificar condições do local;
  • Ao terminar a banca, verificar se os equipamentos estão corretamente desligados e portas e janelas fechadas;
  • Recolher as assinaturas nas duas vias da Folha de Rosto para posterior confecção da versão final.

Se o título da dissertação for alterado, sugerimos que o discente realize a alteração imediatamente  para evitar transtornos, caso algum membro seja externo à UFSC ou se ausente da instituição. 

  • Devolver a chave da sala utilizada no local ao qual foi retirada.

4- Após a banca:

  • Caso o discente tenha sido aprovado com modificações (até 60 dias para entrega da versão final) ou aprovado com modificações substanciais (até 90 dias para entrega da versão final), a assinatura da coordenadora na folha de rosto só ocorrerá após o discente ou orientador comparecer na secretaria do programa com o Atestado do Orientador preenchido e assinado. Sem a assinatura da secretaria do programa no atestado, a coordenadora não assinará a folha de rosto, indispensável para entrega da dissertação na Biblioteca Universitária.

  • Caso o discente tenha sido aprovado sem alterações (até 30 dias para entrega da versão final), deverá retirar na secretaria uma declaração para assinatura da coordenadora do programa na folha de rosto.

 OBRIGAÇÕES DA SECRETARIA ACADÊMICA:

1- Ao receber o pedido:

  • Conferir dados da Solicitação da banca e demais documentos;
  • Se estiverem incompletos/incorretos, devolver ao aluno/orientador;
  • Acessar o histórico do aluno;
  • Encaminhar para aprovação Colegiado do Programa

2- Após aprovação do pedido pelo Colegiado:

  • Verificar dados do cadastro ou solicitar dados necessários;
  • Confeccionar os documentos referentes à banca.