Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico do Programa Gestão do Cuidado em Enfermagem – Modalidade Profissional – 2023 a 2032
O Planejamento estratégico (PE) do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado – modalidade profissional (PPGPENF), da Universidade Federal de Santa Catarina, foi revisado a partir do PE 2010-2024, por meio de reuniões com o colegiado pleno, no período de julho a outubro de 2023, utilizando a ferramenta 5W2H.
Pautou-se no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal de Santa Catarina, do período 2020-2024, no documento de área da CAPES e na ficha de avaliação da CAPES, além da auto avaliação do PPGPENF. Inicialmente foi revisitada a missão, visão e valores, em que houve pequenos acréscimos. Após, por meio da matriz SWOT, foram elencadas fortalezas, oportunidades, fraquezas e ameaças, o que possibilitou um diagnóstico atualizado do PPGPENF.
Foram apresentados alguns documentos, entre eles a avaliação do programa realizada pela CAPES em 2020 e o próprio instrumento de avaliação, para que servissem de subsídios, no sentido de definição dos objetivos e iniciativas estratégicas. Para discussão das iniciativas estratégicas, os objetivos estratégicos (OE) foram redefinidos, articulados aos quesitos da ficha de avaliação da CAPES. Desta forma, organizou-se pequenos grupos que tratam das dimensões do instrumento de avaliação da CAPES:
1) Programa – para avaliação deste item definiram-se os OE 1 – Manter a excelência no ensino de pós-graduação e OE 2 – Captar recursos para o desenvolvimento de pesquisas e ações do programa;
2) Formação – para responder a essa dimensão foram estruturados os OE 3 referente a produção técnica e intelectual e OE 4 do acompanhamento dos alunos e egressos;
3) Impacto – estruturou-se o OE 5 abordando a internacionalização, solidariedade e impacto do programa. Para elencar as iniciativas estratégicas.
Os dados elaborados pelos grupos foram consolidados, e após será realizada a priorização das iniciativas estratégicas.
MISSÃO: Produzir, sistematizar e socializar o saber científico, tecnológico e inovador, elevando o perfil profissional, desenvolvendo lideranças, solidariedade e reflexão crítica, na perspectiva de transformação da prática profissional de gestão do cuidado de enfermagem, atendendo às necessidades dos serviços de saúde e da sociedade em consonância com as políticas públicas e a agenda internacional.
VISÃO: Ser um programa de excelência para a qualificação de enfermeiros, produzindo e aplicando conhecimento científico, tecnológico e inovador para a transformação da gestão do cuidado de enfermagem.
VALORES: os valores foram expressos em conceitos, os quais devem permear as ações do PPGPENF.
São valores do PPGPENF: Ensino de qualidade; Inclusão social; Interdisciplinaridade; Pluralidade; Liderança; Solidariedade; Gestão de qualidade; Empreendedorismo; Ética; Transparência; Internacionalização; Democracia; Autonomia; Sustentabilidade; Inovação; Disseminação do Conhecimento; Interprofissionalidade; Identidade profissional; Transformação social; Translação do conhecimento.
OBJETIVO ESTRATÉGICO 1: Manter a excelência no ensino de pós-graduação
Descrição: representa a qualidade do programa expressa nos critérios de avaliação da CAPES
Indicadores de desempenho: nota de avaliação do programa
Comissão: Prof.ª Dra. Aline Lima Pestana Magalhaes; Prof Dra Francine Lima Gelbcke; Prof Dra Jane Cristina Anders; Prof Dra Lúcia Nazareth Amante; Prof Dra Nádia Chiodelli Salum; Prof Dra Sabrina da Silva de Souza
OBJETIVO ESTRATÉGICO 2: Captar recursos para o desenvolvimento de pesquisas e ações do programa.
Descrição: Participação em editais ou parcerias com instituições que apoiam financeiramente o desenvolvimento de pesquisas e ações do programa.
Indicadores de desempenho: número de projetos contemplados em editais de fomento e parcerias institucionais.
Metas: Garantir que cada docente esteja envolvido em um projeto com fomento e parcerias institucionais que propiciem recursos ao PPGPENF/quadriênio
Comissão: Prof.ª Dra. Aline Lima Pestana Magalhaes; Prof Dra Francine Lima Gelbcke; Prof Dra Jane Cristina Anders; Prof Dra Lúcia Nazareth Amante; Prof Dra Nádia Chiodelli Salum; Prof Dra Sabrina da Silva de Souza
OBJETIVO ESTRATÉGICO 3: Fortalecer a excelência da produção técnica/tecnológica, intelectual e de inovação
Descrição: Produção técnica/tecnológica, intelectual e de inovação, classificadas de acordo com critérios da CAPES (T1 a T3 técnica e A1 a A4, B1 a B4 – produção intelectual) e patentes registradas.
Indicadores de desempenho: A pontuação dos DP na produção técnica/tecnológica, intelectual e de inovação, de acordo com critérios da CAPES.
Metas: ampliar a pontuação dos DP para atingir o critério classificado no mínimo como BOM na produção técnica/tecnológica, intelectual e de inovação, de impacto, a cada quadriênio.
Comissão: Prof.ª Dra. Eliane Regina Pereira do Nascimento; Prof.ª Dra. Juliana Balbinot Reis Girondi; Prof.ª Dra. Luciana Martins da Rosa; Prof.ª Dra. Simone Vidal Santos; Prof.ª Dra. Roberta Costa.
OBJETIVO ESTRATÉGICO 4: Fortalecer estratégias para acompanhamento dos estudantes e egressos
Descrição: Aperfeiçoamento do processo de acompanhamento de estudantes e egressos.
Indicadores de desempenho: Percentual de respostas dos alunos aos instrumentos de acompanhamento
Metas: ampliar em 15% o número de respostas dos alunos a cada quadriênio
Comissão: Prof.ª Dra. Adriana Dutra Tholl; Prof.ª Dra. Ariane Thaise Frello Roque; Prof.ª Dra. Ana Izabel Jatobá De Souza; Prof.ª Dra. Luciara Fabiane Sebold; Prof.ª Dra. Melissa Orlandi Honório Locks.
OBJETIVO ESTRATÉGICO 5: Ampliar as ações de internacionalização, a solidariedade e o impacto do programa (aplicabilidade).
Descrição Incentivo para inserção internacional, parcerias nacionais e internacionais e promoção de ações de solidariedade e aplicabilidade dos produtos.
Indicadores de desempenho: número de produtos aplicados na prática e seu respectivo impacto e número de parcerias internacionais e nacionais.
Metas: Ampliar em 25% o percentual de produtos aplicáveis na prática e o número de parcerias internacionais e nacionais estabelecidas, por quadriênio.
Comissão: Prof.ª Dra. Alacoque Lorenzini Erdmann; Prof.ª Dra. Katia Cilene Godinho Bertoncello; Prof.ª Dra. Keyla Cristiane Do Nascimento; Prof.ª Dra. Neide Da Silva Knihs.
Para conhecer as iniciativas estratégicas CLIQUE AQUI