Sistematização da Assistência de Enfermagem

Mestre Profissional, Shaiane Salvador da Luz, transmite live para discentes da graduação de enfermagem de uma Universidade do Sul de Santa Catarina sobre o tema Sistematização da Assistência de Enfermagem

A mestre profissional, egressa do PPGPENF, Shaiane Salvador da Luz, é enfermeira da coordenação da Atenção Primária em Saúde do município de Tubarão e coordenadora do setor de imunização da Regional de Saúde de Tubarão, que tem 18 municípios de abrangência, localizados no Sul de SC. Ela foi convidada pela Universidade para falar com os discentes do curso de enfermagem a respeito da importância da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e a implementação do Processo de Enfermagem (PE) nos serviços de saúde. Também relatou a experiência do município de Tubarão em relação a formação da Comissão Permanente da SAE: como surgiu, quais as atribuições, como é a operacionalização e o que já foi produzido de instrumentos/produtos de enfermagem. Nesse sentido, enfatizou como ocorreu a elaboração dos Procedimentos Operacionais Padrão (POP) institucionais e como foram implantados os Protocolos de Enfermagem.
Shaiane ressaltou a importância da SAE no processo de trabalho, no sentido de melhorar a qualidade da assistência à população, garantir a segurança do paciente, promover a educação permanente entre os profissionais e a autonomia e visibilidade da enfermagem como profissão baseada em conhecimento científico. Destacou que onde há enfermagem deve haver SAE, onde há cuidado tem que haver PE. Enfatizou ainda que o Coren-SC fiscaliza as instituições públicas e privadas e que as elas precisam comprovar suas atividades conforme o que é preconizado na Lei do Exercício Profissional n.7498/86 e ainda reafirma esta prerrogativa por meio da Resolução COFEN n.358/2009.
Shaiane responde a questionamentos destacando que a Atenção Primária em Saúde do município de Tubarão evolui muito com a implantação da Comissão, dos POPs e dos Protocolos; que a enfermagem ficou muito mais valorizada pela equipe multiprofissional, e que a consulta de enfermagem seguindo as etapas do PE, foi reconhecida e aceita pelos munícipes, que deixaram de ter uma visão reducionista em relação ao trabalho desenvolvido pelo enfermeiro, que hoje examina o usuário, faz o julgamento clínico, prescreve cuidados, implementa e avalia, não ficando mais restrito a atividades administrativas e burocráticas.

Nome da Universidade: Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL – Campos Tubarão)
Profissional Convidada pela Universidade: Mestre Shaiane Salvador da Luz
Nome da Mediadora: Doutora Chaiana Esmeraldino
Participantes: Discentes do Curso de Enfermagem
Tipo de apresentação: Roda de Conversa
Ferramenta: Meet
Objetivo da Live: Sensibilizar os futuros enfermeiros em relação a SAE e PE. Relatar a experiência do município de Tubarão.