Avaliação CAPES
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) desempenha um papel fundamental na avaliação da qualidade dos programas de pós-graduação no Brasil.
São objetivos da avaliação a certificação da qualidade da pós-graduação brasileira, que serve de referencia para a distribuição de bolsas e recursos para o fomento à pesquisa e a identificação de assimetrias regionais e de áreas estratégicas do conhecimento do Sistema Nacional da Pós-graduação para orientar ações de indução na criação e expansão de programas de pós-graduação no Brasil.
Ao avaliar quadrienalmente os programas de pós-graduação, a CAPES estabelece um padrão de qualidade para os programas, garantindo que eles ofereçam um ensino de excelência e formação adequada para os profissionais. Os resultados da avaliação servem como um diagnóstico para que as instituições identifiquem pontos fortes e fracos de seus programas, implementando melhorias e ajustando suas propostas pedagógicas.
Os programas bem avaliados pela CAPES ganham maior visibilidade no cenário acadêmico nacional e internacional, atraindo mais alunos e fortalecendo sua reputação, pois conferem credibilidade, tornando-os mais atrativos para o mercado de trabalho e para a comunidade científica.
Para os discentes, os benefícios se referem a garantia de uma formação de qualidade, com professores qualificados e uma estrutura adequada para o desenvolvimento de suas pesquisas, agregando valor ao currículo dos profissionais, abrindo novas oportunidades de carreira.
Por outro lado, os resultados das avaliações da CAPES servem como base para a formulação de políticas públicas na área da educação superior, permitindo que o governo direcione recursos para os programas mais bem avaliados e incentive o desenvolvimento daqueles que precisam de mais apoio. Neste sentido, incentiva a inovação e a busca por novas metodologias de ensino e pesquisa, contribuindo para o avanço do conhecimento em diversas áreas.
Ao avaliar um programa, a CAPES considera o corpo docente, a produção científica; a Infraestrutura; a oferta de disciplinas e a relação com o mercado de trabalho, por meio de um sistema de conceitos, que variam de 1 a 7 e cada um deles identifica um nível de qualidade e desempenho do programa.
Atualmente nossa avaliação da última quadrienal, 2017-2020, é 5 indicando um programa com bom desempenho e que se destaca em sua área.
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