Promoção à Saúde Mental dos Estudantes
A oportunidade em ingressar em curso de pós-graduação representa um diferencial pessoal e profissional importante que permite a ampliação do olhar sobre o contexto de atuação do pós-graduando. Com isso sabemos que os desafios impostos no processo de formação podem representar ou desencadear situações que implicam na saúde mental do pós-graduando.
Neste contexto, destacamos um estudo publicado em 2018 no periódico Nature Biotechnology que aponta que os pós-graduandos têm seis vezes mais chances de desenvolver ansiedade e depressão. As exigências relacionadas ao desempenho acadêmico e profissional podem determinar momentos de estresse pela pressão imposta por prazos e produtividade. Situações de tensão também podem desencadear dificuldade de cumprir prazos, bloqueio de escrita e outros desconfortos que implicam em agravo da saúde mental.
Preocupados com a saúde mental de estudantes, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2022 instituiu a Política Intersetorial Permanente de Saúde Mental, Atenção Psicossocial e Promoção de Saúde UFSC e criou o Comitê Intersetorial Permanente de Atenção Psicossocial e Promoção de Saúde (CIPAPP), organicamente vinculado ao Gabinete da Reitoria, com o objetivo de atender estudantes – da Educação Infantil à pós-graduação, servidores docentes e técnico-administrativos e trabalhadores terceirizados de seus cinco campi, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A nova política compreende nove eixos temáticos: universidade promotora de saúde; prevenção de riscos e danos (abuso de substâncias psicoativas, suicídio, sofrimento psíquico, luto); atenção a crises e urgências; acolhimento, cuidado psicossocial, redução de danos, recovery e ações em rede; combate à violência institucional (trote, bullying, assédio moral, assédio sexual, racismo, desigualdades de gênero, LGBTQIA+fobia, iniquidades socioeducativas); prevenção de riscos e promoção da saúde a partir da integração acadêmica e do enfrentamento ao fracasso escolar na educação superior; comunicação, apoio de mídia e divulgação de ações e serviços; avaliação de ações, projetos e programas de saúde mental, atenção psicossocial e promoção de saúde para a comunidade universitária; sensibilização da comunidade da UFSC para a formação continuada no campo da atenção psicossocial.
Na UFSC podemos contar com espaços de escuta:
– “Acolhe UFSC” – este projeto está sendo reconstruído – obtenha mais informações no Comitê Intersetorial Permanente de Atenção Psicossocial e Promoção de Saúde (CIPAPP) pelo e-mail cipapp@contato.ufsc.br
– Serviço de Atenção Psicológica (Sapsi), que oferece possibilidades de acolhimento psicológico e psicoterapia, individual ou em grupo, para a comunidade universitária. Mais informações podem ser obtidas no site do Serviço.
Além desses espaços de escuta institucionais, você precisa desenvolver algumas estratégias saudáveis de enfrentamento. Deixamos aqui algumas dicas:
– Não se cobre tanto
– Organize a sua rotina
– Tenha tempo para descanso e lazer
– Procure ajuda especializada
Cuide-se!