Objetivos e Tendências

O Curso de Mestrado Profissional Gestão do Cuidado em Enfermagem tem como objetivos:

• Formar enfermeiros com capacidade analítica, crítica e de transformação de sua prática; pautados nos valores e diretrizes propostos pelo SUS.
• Produzir conhecimento e proposições inovadoras para a enfermagem nas dimensões do cuidado, gestão e educação em saúde.
• Promover a incorporação da ciência, arte e tecnologia para a ação transformadora da prática de enfermagem.
• Desenvolver conhecimentos e habilidades de pesquisa na área de enfermagem e de saúde.
• Instrumentalizar os profissionais para a participação crítica no redirecionamento e/ou fortalecimento de políticas públicas e práticas de enfermagem e de saúde.
• Capacitar os profissionais para a garantia da eficácia e eficiência das organizações públicas do setor saúde por meio da solução de problemas e geração de inovação.

A partir destes objetivos, identificamos como tendência do Curso a reflexão crítica e analítica da realidade, articulando as dimensões do cuidado, da gestão e da educação, estimulando e capacitando os enfermeiros para o desenvolvimento de pesquisas, bem como tem possibilitado a busca de soluções aos problemas da prática, gerando inovação e novos conhecimentos, a partir dos conteúdos ministrados nas diversas disciplinas que compõe a grade curricular. Portanto, tem como foco a construção do conhecimento a partir de uma reflexão que permite um olhar diferenciado sobre os problemas de pesquisa selecionados, os referenciais teóricos utilizados e o compromisso social estabelecido. Isso tem dirigido as investigações, tanto para abordagens qualitativas, quanto quantitativas.

 

O Curso de Doutorado Profissional Gestão do Cuidado em Enfermagem tem como objetivos:

  • Capacitar enfermeiros para a pesquisa aplicada ou interventiva e desenvolvimento de tecnologias e inovação para o exercício da prática profissional avançada e transformadora, com enfoque no atendimento das demandas sociais, organizacionais e profissionais, pautados nos valores e diretrizes propostos pelo SUS.
  • Produzir e transferir conhecimento de excelência e proposições tecnológicas e/ou inovadoras para a gestão do cuidado em suas dimensões educativas, gerenciais e de cuidado com vistas ao desenvolvimento da enfermagem nos âmbitos local; regional; nacional e internacional, aumentando a produtividade e a qualidade da atenção à saúde.
  • Instrumentalizar o enfermeiro para a participação crítica no redirecionamento e/ou fortalecimento de políticas públicas e práticas de enfermagem, promovendo a articulação integrada da formação profissional com as diversas áreas de conhecimento, visando melhorar a eficácia e a eficiência das organizações públicas e privadas por meio da criação e aplicação de processos tecnológicos e de inovação.
  • Desenvolver expertise metodológica para a pesquisa aplicada aos cenários da prática profissional, com a criação, aplicação e avaliação de conhecimentos novos ou existentes, contribuindo para o avanço da ciência da Enfermagem.

A partir destes objetivos, identifica-se como tendência do curso a reflexão crítica e analítica da realidade, articulando as dimensões do cuidado, da gestão, da educação ancorados na inovação e na tecnologia. Neste sentido, estimula-se e capacita-se os enfermeiros para a pesquisa aplicada ou interventiva avançada com a produção, implementação e avaliação de seus resultados, possibilitando uma prática avançada em enfermagem que atenda aos diferentes níveis de complexidade do sistema de saúde.

Diante destas assertivas, entende-se que o Doutor Profissional em Gestão do Cuidado em Enfermagem desenvolva um conjunto de competências as quais configurem o seu perfil em consonância com as considerações apontadas nas avaliações da CAPES na área de Enfermagem.

Neste sentido destaca-se:

  1. Domínio da prática profissional no seu campo específico de atuação, bem como, do estado da arte dos avanços científicos e tecnológicos em sua temática/área de atuação, com capacidade de diálogo no âmbito internacional e compreensão em similar nível de alcance, para possibilitar relações entre pares na comunidade científica e tecnológica da prática interdisciplinar rumo à inserção e parcerias em projetos e produção de tecnologias avançadas;
  2. Percepção, interpretação e prospecção de oportunidades de avanços tecnológicos ou desenvolvimento de novas práticas, avaliando sua importância e possíveis impactos no cuidado de enfermagem;
  3. Capacidade de argumentação na sustentação de suas ideias/criações perante seus pares e em outros campos ou áreas de conhecimento;
  4. Habilidades/competências para a pesquisa aplicada ou interventiva e desenvolvimento tecnológico, coordenação de equipes e empreendimento na geração de processos e produtos e sua utilização na prática com avaliação dos impactos alcançados;
  5. Habilidades/competências para ler, aplicar e criar novas práticas: técnicas, processos, protocolos, produtos, chegando ao registro de propriedades intelectuais e patentes e domínio dos instrumentos e processo de divulgação/socialização e registros das produções realizadas;
  6. Expert em métodos de desenvolvimento tecnológicos e/ou criador de novos métodos e tecnologias para o processo de transferência de conhecimentos avançados e geração de tecnologias avançadas na área da gestão do cuidado de enfermagem;
  7. Exercício do processo educativo, colaborando na formação de novos pensadores/profissionais para competências/aptidões em leitura, compreensão e transferência de conhecimentos ou saberes da prática profissional da Enfermagem, sua organização, gestão e trabalho da enfermagem e interface com outras áreas, com visão crítico-reflexiva, construtiva, empreendedora e inovadora;
  8. Identificação e promoção de novos caminhos na transferência de conhecimentos em Enfermagem e geração de tecnologias avançadas, visando sua distinção científica e tecnológica e inserção social, para a consolidação e fortalecimento da sua identidade;
  9. Capacidade de construção de um projeto de carreira técnico-científica, considerando sua liderança, inserção, reconhecimento acadêmico, além do tempo de vida profissional e interesses/vontades/necessidades/condições pessoais.
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