Cofen e OPAS selecionam 39 experiências para Laboratório de Inovação

11/02/2022 16:58

O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) juntamente à Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) lançou em 2019 o Laboratório de Inovação em Enfermagem (LIE), iniciativa que busca captar e documentar os conhecimentos considerados bem-sucedidos, inovadores e relevantes das experiências desenvolvidas no âmbito da gestão, atenção e da formação no SUS, e que apresentam contribuições para a ampliação do acesso, melhoria do processo de trabalho e qualificação das ações e serviços de saúde ofertados no Sistema Único de Saúde (SUS).

Dentre 329 experiências de todo o Brasil, 16 foram as finalistas, sendo selecionadas e reconhecidas em dezembro de 2020.

A Enfermagem do município de Florianópolis destacou-se na primeira edição, com cinco experiências reconhecidas dentre as 16 finalistas. Em setembro de 2021 a 2ª edição do LIE foi lançada com o tema: Valorizar e Fortalecer a Saúde Universal.

No dia 10/02/22, foram divulgadas as 39 experiências selecionadas para a segunda etapa do LIE, dentre 150 relatos inscritos.

Entre as selecionadas, 10 são de Santa Catarina e seis de Florianópolis. Uma delas foi inscrita pelo mestrando Guilherme Mortari Belaver, do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem – Modalidade Profissional.

O título da experiência é “Melhoria do Acesso à Pessoa com Estomia de Eliminação no Município de Florianópolis a Partir da Implantação de Dois Fluxogramas de Atendimento“. O relato é sobre a vivência do mestrando no Serviço de Referência no Cuidado à Pessoa com Estomia do município de Florianópolis e como os processos de gestão e assistência melhoraram a partir da criação de fluxogramas que organizam o caminho das pessoas com estomias, seus familiares e enfermeiros na rede municipal de saúde de Florianópolis.

Os fluxogramas foram criados como uma atividade desenvolvida na disciplina MPE 310023 –  Projetos Assistenciais e de Inovação Tecnológica, do mestrado profissional, na qual era necessário escolher um tema da prática assistencial a ser melhorado. Observando que não existiam fluxos bem definidos para a assistência às pessoas com estomias de eliminação, o mestrando utilizou essa necessidade para trabalhar. Os fluxogramas foram validados por enfermeiros da rede municipal que atuam na atenção primária à Saúde (APS), atenção secundária e gestão.

O primeiro fluxograma chama-se “Fluxo de Materiais de Estomias de Eliminação” e o segundo, “Fluxo Inserção da Pessoa com Estomia de Eliminação”. A partir do início do uso de ambos, os fluxos ficaram claros e objetivos, há menos desperdício de material e o acesso ao Serviço de Referência no Cuidado à Pessoa com Estomia está mais facilitado para as pessoas com estomias, familiares e enfermeiros da rede.

A tecnologia tem ajudado muito nesse processo, já que o uso de WhatsApp institucional possibilita comunicação mais ágil e realização de teleconsultas de Enfermagem, além de discussões de caso com os enfermeiros da APS, podendo orientar o cuidado mais adequado.

O próximo passo do LIE é a apresentação presencial da experiência em Brasília, em maio deste ano, onde todos os inscritos passarão por nova avaliação. No segundo semestre, as experiências selecionadas serão avaliadas in loco por juízes e a premiação dos finalistas está prevista para ocorrer em novembro.

Mestrando Guilherme Mortari Belaver

Translate »