Disciplina Empreendedorismo em Enfermagem – Curso de Doutorado Profissional do PPGPENF – semestre 2023/2

24/01/2024 09:38

No semestre 2023/2, na Disciplina de Empreendedorismo em Enfermagem do Curso de Doutorado Profissional do PPGPENF, todas as aulas foram de forma online, o que possibilitou a participação de quatro convidadas externas que compartilharam as suas experiências teóricas e práticas sobre a temática, de forma síncrona.

• No dia 05 de setembro de 2023, no horário das 19 às 21 horas, a Dra. Enfa. Greici Capellari abordou o tema “Inteligência artificial e enfermagem de precisão”, que intregrou a sua tese de doutorado, defendida em 2023 no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (Acadêmico) da UFSC.

• No dia 19 de setembro de 2023, no horário das 19 às 21 horas, a Profa. Dra. Enfa. Dirce Stein Backes da Universidade Franciscana, Santa Maria/RS, abordou o tema “Empreendedorismo social na Enfermagem e a motivação na busca de oportunidades”, a partir de suas experiências enquanto docente no ensino e em projetos de pesquisa e extensão voltados para a temática.

• No dia 31 de outubro de 2023, no horário das 19 às 21 horas, a Me. Enfa. Iara Silveira abordou o “Empreendedorismo de negócios”, e falou também sobre a história e experiências da Casa de Parto Luz do Candeeiro de Brasília/DF, fundada em 2020 e da qual é uma das fundadoras.

• No dia 14 de novembro de 2023, no horário das 19 às 21 horas, a convidada, egressa do PPGPENF, Me. Enfa. Adriana Silva Lino abordou o tema “História e experiências da Empresa de curativos e feridas ALLMAH CLÍNICA de Balneário Caburiú/SC”, fundada em 2022 e da qual é uma das fundadoras.

Os alunos se sentiram muito instigados e motivados durante a disciplina de Empreendedorismo em Enfermagem neste semestre que no final, na hora da avaliação, falaram que esta disciplina deveria ser obrigatória para todos os doutorandos. E estes convidados externos que tivemos foram todos ótimos. Fizeram muita diferença na disciplina e inspiraram muito os alunos.