Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico do Programa Gestão do Cuidado em Enfermagem – Modalidade Profissional – 2023 a 2032
O Planejamento estratégico (PE) do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado – modalidade profissional (PPGPENF), da Universidade Federal de Santa Catarina, foi revisado a partir do PE 2010-2024, por meio de reuniões com o colegiado pleno, no período de julho a outubro de 2023, utilizando a ferramenta 5W2H.
Pautou-se no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal de Santa Catarina, do período 2020-2024, no documento de área da CAPES e na ficha de avaliação da CAPES, além da auto avaliação do PPGPENF. Inicialmente foi revisitada a missão, visão e valores, em que houve pequenos acréscimos. Após, por meio da matriz SWOT, foram elencadas fortalezas, oportunidades, fraquezas e ameaças, o que possibilitou um diagnóstico atualizado do PPGPENF.
Foram apresentados alguns documentos, entre eles a avaliação do programa realizada pela CAPES em 2020 e o próprio instrumento de avaliação, para que servissem de subsídios, no sentido de definição dos objetivos e iniciativas estratégicas. Para discussão das iniciativas estratégicas, os objetivos estratégicos (OE) foram redefinidos, articulados aos quesitos da ficha de avaliação da CAPES. Desta forma, organizou-se pequenos grupos que tratam das dimensões do instrumento de avaliação da CAPES:
1) Programa – para avaliação deste item definiram-se os OE 1 – Manter a excelência no ensino de pós-graduação e OE 2 – Captar recursos para o desenvolvimento de pesquisas e ações do programa;
2) Formação – para responder a essa dimensão foram estruturados os OE 3 referente a produção técnica e intelectual e OE 4 do acompanhamento dos alunos e egressos;
3) Impacto – estruturou-se o OE 5 abordando a internacionalização, solidariedade e impacto do programa. Para elencar as iniciativas estratégicas.
Os dados elaborados pelos grupos foram consolidados, e após será realizada a priorização das iniciativas estratégicas.
MISSÃO: Produzir, sistematizar e socializar o saber científico, tecnológico e inovador, elevando o perfil profissional, desenvolvendo lideranças, solidariedade e reflexão crítica, na perspectiva de transformação da prática profissional de gestão do cuidado de enfermagem, atendendo às necessidades dos serviços de saúde e da sociedade em consonância com as políticas públicas e a agenda internacional.
VISÃO: Ser um programa de excelência para a qualificação de enfermeiros, produzindo e aplicando conhecimento científico, tecnológico e inovador para a transformação da gestão do cuidado de enfermagem.
VALORES: os valores foram expressos em conceitos, os quais devem permear as ações do PPGPENF.
São valores do PPGPENF: Ensino de qualidade; Inclusão social; Interdisciplinaridade; Pluralidade; Liderança; Solidariedade; Gestão de qualidade; Empreendedorismo; Ética; Transparência; Internacionalização; Democracia; Autonomia; Sustentabilidade; Inovação; Disseminação do Conhecimento; Interprofissionalidade; Identidade profissional; Transformação social; Translação do conhecimento.
OBJETIVO ESTRATÉGICO 1: Manter a excelência no ensino de pós-graduação
Descrição: representa a qualidade do programa expressa nos critérios de avaliação da CAPES
Indicadores de desempenho: nota de avaliação do programa
Comissão: Prof.ª Dra. Aline Lima Pestana Magalhaes; Prof Dra Francine Lima Gelbcke; Prof Dra Jane Cristina Anders; Prof Dra Lúcia Nazareth Amante; Prof Dra Nádia Chiodelli Salum; Prof Dra Sabrina da Silva de Souza
OBJETIVO ESTRATÉGICO 2: Captar recursos para o desenvolvimento de pesquisas e ações do programa.
Descrição: Participação em editais ou parcerias com instituições que apoiam financeiramente o desenvolvimento de pesquisas e ações do programa.
Indicadores de desempenho: número de projetos contemplados em editais de fomento e parcerias institucionais.
Metas: Garantir que cada docente esteja envolvido em um projeto com fomento e parcerias institucionais que propiciem recursos ao PPGPENF/quadriênio
Comissão: Prof.ª Dra. Aline Lima Pestana Magalhaes; Prof Dra Francine Lima Gelbcke; Prof Dra Jane Cristina Anders; Prof Dra Lúcia Nazareth Amante; Prof Dra Nádia Chiodelli Salum; Prof Dra Sabrina da Silva de Souza
OBJETIVO ESTRATÉGICO 3: Fortalecer a excelência da produção técnica/tecnológica, intelectual e de inovação
Descrição: Produção técnica/tecnológica, intelectual e de inovação, classificadas de acordo com critérios da CAPES (T1 a T3 técnica e A1 a A4, B1 a B4 – produção intelectual) e patentes registradas.
Indicadores de desempenho: A pontuação dos DP na produção técnica/tecnológica, intelectual e de inovação, de acordo com critérios da CAPES.
Metas: ampliar a pontuação dos DP para atingir o critério classificado no mínimo como BOM na produção técnica/tecnológica, intelectual e de inovação, de impacto, a cada quadriênio.
Comissão: Prof.ª Dra. Eliane Regina Pereira do Nascimento; Prof.ª Dra. Juliana Balbinot Reis Girondi; Prof.ª Dra. Luciana Martins da Rosa; Prof.ª Dra. Simone Vidal Santos; Prof.ª Dra. Roberta Costa.
OBJETIVO ESTRATÉGICO 4: Fortalecer estratégias para acompanhamento dos estudantes e egressos
Descrição: Aperfeiçoamento do processo de acompanhamento de estudantes e egressos.
Indicadores de desempenho: Percentual de respostas dos alunos aos instrumentos de acompanhamento
Metas: ampliar em 15% o número de respostas dos alunos a cada quadriênio
Comissão: Prof.ª Dra. Adriana Dutra Tholl; Prof.ª Dra. Ariane Thaise Frello Roque; Prof.ª Dra. Ana Izabel Jatobá De Souza; Prof.ª Dra. Luciara Fabiane Sebold; Prof.ª Dra. Melissa Orlandi Honório Locks.
OBJETIVO ESTRATÉGICO 5: Ampliar as ações de internacionalização, a solidariedade e o impacto do programa (aplicabilidade).
Descrição Incentivo para inserção internacional, parcerias nacionais e internacionais e promoção de ações de solidariedade e aplicabilidade dos produtos.
Indicadores de desempenho: número de produtos aplicados na prática e seu respectivo impacto e número de parcerias internacionais e nacionais.
Metas: Ampliar em 25% o percentual de produtos aplicáveis na prática e o número de parcerias internacionais e nacionais estabelecidas, por quadriênio.
Comissão: Prof.ª Dra. Alacoque Lorenzini Erdmann; Prof.ª Dra. Katia Cilene Godinho Bertoncello; Prof.ª Dra. Keyla Cristiane Do Nascimento; Prof.ª Dra. Neide Da Silva Knihs.
INICIATIVAS ESTRATÉGICAS
OBJETIVO ESTRATÉGICO 1: Manter a excelência no ensino de pós-graduação
Descrição: representa a qualidade do programa expressa nos critérios de avaliação da CAPES OBJETIVO ESTRATÉGICO 2: Captar recursos para o desenvolvimento de pesquisas e ações do programa. Descrição: Participação em editais ou parcerias com instituições que apoiam financeiramente o desenvolvimento de pesquisas e ações do programa. |
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Iniciativa Estratégica | Porque | Onde | Quando | Quem | Como | Quanto
custa/Status |
Medida
(Indicador) |
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Aprimorar o processo de preenchimento do Coleta CAPES | Para garantir o processo de avaliação | PPGPENF | Semestral | Coordenação do Programa, Secretaria e comissão de autoavaliação | Solicitar relatório docente e discente e atualização dos dados qualitativos do PPGPENF;
– Rever o modelo de relatório docente e discente; – Manter o lattes dos docentes e discentes atualizado;
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A iniciar | Relatório Sucupira atualizado semestral/anualmente (a definir a periodicidade) | ||
Realizar avaliação interna do programa | Para garantir a excelência no quadriênio | PPGPENF | Anual | Comissão de autoavaliação | Avaliar os dados do relatório anual do coleta Capes; Apresentar os resultados ao fórum, definindo pontos a serem aprimorados;
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Iniciado
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Atingir bom e muito bom nos itens avaliados pela CAPES | ||
Estabelecer parcerias nacionais e locoregionais | Para evitar a endogenia | PPGPENF
UFSC Outras universidades Instituições de saúde Órgão de financiamento |
Contínuo | Coordenação do PPGPENF
Docentes
Meta a ser monitorada pela comissão de avaliação |
– Articular com outros departamentos da UFSC;
– Articular com instituições que trabalhem com inovação tecnológica; |
Iniciado | Atingir critério muito bom no item 3.3 – Internacionalização, inserção (local, regional, nacional) e visibilidade do programa | ||
Realizar avaliação sistemática das disciplinas e da grade curricular | Garantir a qualidade do ensino | PPGPENF | Bianual | Coordenação do curso e coordenações pedagógicas do MP e DP | Realizar semestralmente a avaliação das disciplinas;
Realizar fóruns de discussão acerca do resultado da avaliação das disciplinas; Realizar avaliação da grade curricular e suas ementas bianualmente, no sentido de avaliar o processo de formação. |
Iniciado | Atingir critério muito bom nos itens 1.1 e 1.4 referentes ao Programa | ||
Melhorar a infraestrutura do PPGPENF | Garantir o funcionamento do PPGPENF | UFSC | Contínuo | Coordenação do PPGPENF | Buscar apoio logístico por meio de projetos com parceria; contratação de estatístico; realização de cursos de estatística;
– adquirir softwares para apoio ao desenvolvimento dos TCC.
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Iniciado | Ter um secretário apenas para o PPGPENF
Ter estatístico para suporte as pesquisas
Aquisição de pelo menos 01 software anualmente
Realizar curso de estatística para docentes e discentes a cada dois anos |
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Ampliar o numero de professores DT e PQ | Possibilitar recursos financeiros e ampliar a visibilidade do PPGPENF | PPGPENF | Anualmente | Docentes | Capacitação os professores em relação à elaboração de projetos | Iniciado | Ampliar o número de docentes com DT/PQ | ||
Estimular os discentes a concorrer as bolsas FAPESC | Garantir fomento para desenvolvimento dos produtos | PPGPENF | Anualmente | Coordenação do PPGPENF; coordenações pedagógicas; docentes e líderes de turma | Melhorar a divulgação em relação às bolsas FAPESC e outras. | Iniciado | Ampliar em 10% o número de bolsistas/ano | ||
Estabelecer um programa de nivelamento para os candidatos | Melhorar o nível dos candidatos e dos projetos | PPGPENF | Anualmente | Docentes do PPGPENF | Realizar um curso preparatório, vinculado aos núcleos de educação permanente das instituições, e tb articulado aos órgãos de classe (COREN e ABEn) | Iniciar em 2024 | |||
Dar visibilidade
ao PPGPENF |
Ampliar a visibilidade do PPGPENF | Instituições de saúde e órgão de classe | Anualmente no início e depois bianualmente | Coordenação do PPGPENF e docentes | Realizar visita aos serviços para divulgação do PPGPENF;
Divulgaçao dos processos seletivos nas instituições de saúde;- Realizar fórum de apresentação dos produtos, com convite para gestores e instituições
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Iniciar em 2023 para garantir alunos em 2024 | Ampliar em 10% o número de candidatos anualmente | ||
Articulação com as instituições de saúde, nos três níveis de atenção | Estreitar as relações para atender as necessidades institucionais e aumentar o impacto do produto na prática | Instituições de origem do candidato | Anualmente – no primeiro semestre de cada ano | Colegiado pleno | Reunião presencial ou online como os gestores | zero | Cumprimento do contato | ||
Dar continuidade ao processo de capacitação do corpo docente em metodologia para desenvolvimento dos TCC (metodologia para produtos, estatística, etc…) | Aprimorar o conhecimento do corpo docente em relação à metodologias para desenvolvimento de TCC | PPGPENF e parcerias | Anualmente | Todos os docentes | Capacitar os docentes e discentes como forma de registro do produto no TCC e tb nos órgãos específicos; | Realizar um curso por ano, tendo participação de pelo menos 75% do corpo docente | |||
Captar recursos financeiros par ao desenvolvimento do programa, da divulgação da produção intelectual e desenvolvimento dos produtos tecnológicos | Auxiliar na estruturação do PPGPENF, adquirir softwares, custear publicações e desenvolvimento de tecnologias
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No PPGPENF e órgáos de fomento | Anualmente | Todos os docentes | Levantar possíveis editais de fomento a pesquisa | Iniciar este ano e anualmente concorrer aos editais | Ser contemplado no mínimo em um Edital de fomento ao ano | ||
Elaborar macro projeto do PPGPENF para submissão aos editais de fomento | |||||||||
Nomear uma Comissão do PPGPENF para acompanhar as chamadas e planejar os projetos guarda-chuva | |||||||||
Buscar junto à CAPES financiamento específico do PPGPENF | 2023 (levar para reunião da CAPES) | Ser contemplado com recursos de taxa de bancada CAPES até 2024 | |||||||
Manter convênio CAPES/COFEN | Garantir fomento para o PPGPENF | PPGPENF/ CAPES/ COFEN | Anualmente | Coordenação do PPGPENF e docentes | Elaborar projeto a ser submetido ao edital CAPES/COFEN, revisando constantemente as metas | Iniciado | Ter um edital em sede e um fora de sede – MP e DP, por ano. | ||
Otimizar HUB como catalizador dos projetos | Apoiar e ampliar a produção tecnológica | PPGPENF | Contínuo | Comissão gestora do HUB | Buscar bolsistas de extensão/pesquisa para dar sustentação aos trabalhos dos pós-graduandos.
Realizar reuniões com órgãos de fomento, p.ex., Vertical saúde da ACATE, Fiesc, FAPESC |
Ter no mínimo dois produtos desenvolvidos/apoioados por ano | |||
Objetivo Estratégico 3: Fortalecer a excelência da produção tecnológica e da inovação
Descrição: Produção tecnológica e de inovação resultantes dos trabalhos de conclusão do curso e das disciplinas |
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Iniciativa Estratégica | Porque | Onde | Quando | Quem | Como | Quanto
custa/Status |
Medida
(Indicador) |
Capacitação dos docentes para produção e registro de propriedade industrial e intelectual | Para maior agilidade e efetividade na produção e registro de propriedade industrial e intelectual | PPGPENF | 2024 | Comissão Formação | Organizando um programa de capacitação de longa duração e convidado docentes externos ao PPGPENF – próximo a 100 h | Iniciar em 2024 | Curso de capacitação concluído com participação de no mínimo de 75% de todos os docentes. |
Formação dos discentes para produção e registro de propriedade industrial e intelectual | Para maior agilidade e efetividade na produção e registro de propriedade industrial e intelectual | PPGPENF | De forma continuada no PPGPENF para os cursos de Mestrado e Doutorado a partir do segundo semestre ou primeiro semestre de 2025 | Comissão Formação | Elaborar programa da disciplina e propor sua inclusão como disciplina optativa no PPGPENF | Sem custo | Ofertar a disciplina um semestre a cada ano |
Incluir a participação no grupo de pesquisa como créditos de atividade complementar | Para incentivar a participação dos discentes nos grupos de pesquisa (contribuir com a aquisição de conhecimento acerca de projetos, produção, etc.) | Nos cursos de mestrado e doutorado do PPGPENF | A partir do primeiro semestre 2024 | Coordenação/Colegiado delegado
Comissão |
Criar comissão para definição de critérios
Cria os critérios |
zero | Criação dos critérios e sua aplicabilidade |
Reuniões periódicas dos alunos com os coordenadores pedagógicos | Para conscientização dos alunos acerca do compromisso com o programa e produção – divulgação científica | No PPGPENF | A partir do primeiro semestre de 2024 | Coordenação pedagógica | Reuniões semestrais | zero | Envolvimento dos alunos: participação em grupos de pesquisa; produção |
Sistema de notificação para identificar as dificuldades de relação discente-docente acerca da orientação. | Melhorar o suporte do docente para o discente | PPGPENF | A partir do primeiro semestre de 2024 | Coordenador pedagógico | Utilizar recursos multimídia para criar o sistema de notificação (Ex. Formulário Eletrônico). | zero | Número de formulários enviados |
Solicitar aos líderes dos grupos de pesquisa que semestralmente apresentem conteúdos que abordem elaboração de projetos, artigos e resumos | Ampliar o conhecimento dos discentes sobre o tema | Nos grupos de pesquisa | semestralmente | Coordenador do PPGPENF | Enviar e-mail para os líderes dos grupos de pesquisa, solicitando a inclusão do conteúdo. | zero | e-mail enviado |
Exigir documentação da instituição de origem do candidato, sobre a real necessidade do produto proposto, no Edital de seleção | Para confirmar que o responsável institucional tem ciência e anuência do produto que será desenvolvido | No Edital de seleção | A cada novo edital | Comissão de seleção | Incluindo o item no edital de seleção para atendimento da inciativa. | Zero | Cumprimento do Edital |
Incluir no Edital de seleção, pontuação relativa aos produtos, conforme classificação CAPES | Para que projetos que tenham maior pontuação na classificação CAPES, recebam melhor classificação | No Edital de seleção | A cada novo Edital | Comissão de seleção | Incluindo o item no edital de seleção para atendimento da iniciativa. | zero | Cumprimento do Edital |
Alavancar as Mídias Sociais do PPGENF | Dar maior visibilidade à produção dos discentes | Site do PPGPEN e Instagram | A partir de outubro de 2023 | Docentes / bolsista / secretário responsável pelas redes sociais | Docentes enviam material a ser divulgado para a bolsista e secretário, que publicam o material
Ver possibilidade de publicar na rede social: – Artigos de interesse; – E-books; – LIVES com entrevistados (alunos falando sobre seus produtos); |
zero | Número de Publicações |
Produção de E-book | Divulgação dos produtos | Site do PPGPENF | anualmente | Docentes e egressos | Docentes e egressos enviam os resumos dos produtos conforme Template a ser elaborado.
Simone – organiza o E-book Secretário do PPGPENF – publicação /colocar no Divulga UFSC e COREN/SC e ABEN/sc |
Zero | Divulgação
Elaborar um e-book a cada dois anos |
Evento de divulgação das dissertações e teses / produtos | Dar maior visibilidade à produção dos discentes | CCS | anualmente | Discentes – organizadores
Com auxílio dos docentes |
Elaborar template para divulgação dos produtos;
Melhorar a forma de registro dos produtos no resumo do TCC; Realizar evento para divulgação das teses e dissertações. |
Realizar um evento anualmente |
Objetivo Estratégico 04: Fortalecer estratégias para acompanhamento dos estudantes e egressos
Descrição: Aperfeiçoamento do processo de acompanhamento de estudantes e egressos. |
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Iniciativa Estratégica | Porque | Onde | Quando | Quem | Como | Quanto
custa/Status |
Medida
(Indicador) |
Realizar acompanhamento dos egressos | Obter dados dos egressos para inserir no Coleta CAPES, permitindo melhor avaliação do PPGPENF | PPGPENF | anualmente | Comissão de acompanhamento dos egressos | Elaborar um instrumento de pesquisa, a ser encaminhado aos egressos | Iniciado | Percentual de respostas |
Objetivo Estratégico 05: Ampliar as ações de internacionalização, a solidariedade e o impacto do programa.
Descrição: Incentivo para inserção internacional, parcerias nacionais e internacionais e promoção de ações de solidariedade. |
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Iniciativa Estratégica | Porque | Onde | Quando | Quem | Como | Quanto
custa/Status |
Medida
(Indicador) |
(1) Manter as parcerias existentes e criar novas parcerias nacionais e internacionais para o desenvolvimento de projetos e produção do conhecimento. | Baixo envolvimento dos professores e estudantes em projetos multicêntricos nacionais e internacionais, bem como de domínio das práticas em outros contextos (in locus).
Insuficiente articulação com os programas de mestrados e doutorados profissionais fora do país. |
Instituições de ensino e de saúde, tais como EUA, Alemanha, Portugal, Canadá, países da américa latina, entre outros.
Articulação / apoio com OPAS e ICN. Mapeamento de todos os DNP existentes mundialmente. |
2024-2027 | Equipe de gestores do Programa e da UFSC, docentes e discentes do programa.
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1) Bolsa SWE, Bolsa PD, seminários viajeiros; participação de eventos com visita técnica; professor visitante, auxílio capacitação docente,
projetos multicêntricos com financiamento. 2)Buscar novas possibilidades de parcerias e concretizá-las.. 3) Efetivar os convênios de parcerias já existentes (Flórida, Portugal e Canadá) e novas parcerias. 4) Site do programa em inglês e espanhol; 5) Dar visibilidade às parcerias já existentes. 6) Manter atualizado e ativo o plano de capacitação para PD 7) conhecer as experiências exitosas de projetos multicêntricos nacionais e internacionais realizados na área da enfermagem. |
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30% dos discentes de doutorado realizarem SWE;
40% dos professores realizarem PD nos próximos 4 anos.
Consolidar oito parcerias internacionais nos próximos quatro anos.
Projetos financiados submetidos (um por professor/ ano)
Publicações Bolsa Produtividade em DT (submissão de projeto por todos os Dp) |
(2) Manter registro da produção tecnológica e de inovação do programa. | Muitos produtos sem registros.
Para os produtos serem auditáveis |
Biblioteca nacional, INPI via SINOVA, inserir no CofenPlay, BU UFSC, site do PPGEnf. | 2024-2027 | Equipe de gestores do Programa, docentes e discentes do programa.
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1) Acompanhar a efetivação do registro dos produtos tecnológicos e de inovação do programa.
2) Manter uma listagem atualizada anualmente dos produtos produzidos X registrados. |
hora de trabalho.
Taxa biblioteca nacional. SINOVA (custo UFSC e custo próprio). |
80% dos produtos tecnológicos devidamente registrados. |
(3) Avaliar o impacto da produção tecnológica e inovadora. | O processo de avaliação do impacto é incipiente e frágil. | nos laboratórios de produção de tecnologia e inovação e nos locais onde foram desenvolvidos e implementados. | 2024-2027 | Orientador-Aluno; Gestores do programa e assessoria de experts. | Manter atualizado a relação dos produtos que estão sendo implementados na prática;
Conhecer / levantar os diversos instrumentos de avaliação do impacto. Dominar os instrumentos. Dispor de um assessor para o processo de avaliação. |
80% dos produtos tecnológicos avaliados e implementados na prática. | |
(4) Concretizar experiências de turmas fora da sede, em regiões desprovidas de pós-graduação, com planejamento articulado com a instituição receptora. | Profunda assimetria entre regiões.
Para diminuir as desigualdades regionais e para o fortalecimento da ciência e tecnologia da enfermagem. |
Norte, Centro-Oeste e países vizinhos, principalmente Paraguai, Uruguai, Argentina, Bolívia, Peru, Equador, Venezuela. | 2024-2027 | Gestores e docentes do programa. | 1) Buscar apoio junto a OPAS, ao Cofen e ao ICN e Colégios/Ordem de profissões de outros países.
2) Realizar seminário para conhecer essas realidades in locus 3) Ofertar turmas fora da sede. |
Passagem e estadia por conta da instituição receptora. | Uma turma de mestrado a cada dois anos.
Oferta de vagas de doutorado. |
(5) Receber alunos que vem para formação por mobilidade ou por convênios entre governos e instituições. | Profunda assimetria entre países.
Assimetria na assistência, desenvolvimento científico e tecnológico e necessidade de recursos. |
Receber alunos de regiões como Angola, Croácia, África e outros países em subdesenvolvidos.
Dar suporte para profissionais que estão em regiões vulneráveis. |
2024-2027 | Equipe de gestores do Programa, docentes e discentes do programa. | 1) Levantamento de necessidade pelo SINTER e outros organismos.
2) Organizar a infraestrutura e logística para recebê-los e/ou para dar assistência a eles. 3) Executar, registrar e avaliar o desenvolvimento das atividades do aluno |
Ajuda do governo de cada país ou prefeituras da região. | Pelo menos um aluno por ano. |
(6) Ampliar o impacto político do programa na
prática da profissão. |
Pouca inserção no MS, nas Secretarias de Estado e Municipais, de hospitais referência, das associações profissionais e EBSERH.
Sociedade científica de Enfermagem. |
Ministério da Saúde, Secretarias de Estado e Municipais;
Sociedade científica de Enfermagem, instituições de saúde de alta complexidade (Hospital Albert Einsten). |
2024-2027 | Equipe de gestores do Programa, docentes e discentes do programa | 1) Participação em eventos, desenvolvimento de produtos tecnológicos.
2) Apoio financeiro e logístico para a produção. 3) Financiamento de projetos (editais MS – PPSUS) 4) Visitas técnicas aos locais mencionados. |
Ser conhecido pelas prefeituras, pelo estado (Secretaria de Saúde) e instituições de saúde de alta complexidade (Hospital Albert Einsten).
Organismos Nacionais, Ministério da Saúde, saúde complementar. |
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Acompanhar a aplicação do produto na prática
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Elaborar uma carta de anuência do gestor para com o produto;
Realizar periodicamente o acompanhamento dos egressos, avaliando inserção da aplicação dos produtos |