Oficina Destinada aos Idosos

17/05/2023 10:33

Liga Acadêmica em Estomaterapia (LAPEFE-UFSC)

Em 14 de março foi comemorado “Dia Mundial de conscientização sobre incontinência urinária”. Em celebração, a Liga Acadêmica em Estomaterapia (LAPEFE-UFSC), coordenada pela Prof.ª Dr.ª Juliana Balbinot Reis Girondi e Liga Acadêmica em Gerontologia (LAG-UFSC), coordenada pela Prof.ª Dr.ª Melissa Orlando Honório Locks da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), desenvolveram uma atividade educativa no Núcleo de Estudos da Terceira Idade da universidade (NETI-UFSC). O NETI é a Universidade Aberta para Pessoas Idosas fundado em 1982. Através desse projeto, a universidade desencadeia um processo educacional em que o idoso é protagonista de seu próprio envelhecer.

A “Oficina sobre Incontinência Urinária” foi desenvolvida no dia 19 de abril de 2023, nas instalações do NETI, e foram discutidos com idosos sobre os tipos de incontinência urinária, como identificá-las; além dos cuidados preventivos, especialmente as práticas comportamentais. A atividade teve duração aproximada de duas horas e contou com a participação de 21 idosos com mais de 65 anos de idade. Os idosos contemplaram a dinâmica como exitosa e solicitaram novos encontros para trabalhar mais sobre essa temática tão presente na vida dos mesmos.