Aluna do Programa Apresentou Trabalho Premiado na “4ª MOSTRA ESTADUAL RONDÔNIA, AQUI TEM SUS”

22/05/2023 13:30

4ª MOSTRA ESTADUAL RONDÔNIA, AQUI TEM SUS” – 2023/COSEMS/RO

No dia 10 de maio de 2023, no estado de Rondônia, a Enfermeira Juliana de Souza Gonçalves Martinovski, mestranda da 1ª turma fora de sede do Programa de Pós-Graduação Gestão do Cuidado em Enfermagem da UFSC, apresentou o trabalho intitulado “AÇÕES IMPLEMENTADAS POR UMA EQUIPE DA ESF PARA AUMENTAR A COBERTURA DE EXAME PAPANICOLAU”, um recorte dos resultados do plano de intervenção implementado no Curso de Mestrado em andamento desde março de 2021, na “4ª MOSTRA ESTADUAL RONDÔNIA, AQUI TEM SUS” – 2023, promovida pelo COSEMS/RO.

Dentre os objetivos deste evento destacam-se: propiciar o intercâmbio de experiências municipais e distritais bem-sucedidas no SUS e promover espaço para reflexões sobre a gestão e organização de serviços de saúde.

A apresentação do trabalho mereceu destaque o que permitiu sua premiação:  1º lugar, como melhor experiência exitosa do Estado de Rondônia, sendo classificado para concorrer em nível Nacional no Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde(CONASEMS).

O trabalho apresentado pela Mestranda Juliana aborda o câncer do colo do útero e aponta a Região Norte a incidência do CCU é a única do país onde as taxas de câncer de mama (21,34/100 mil) e colo do útero (21,20/100 mil) se equivalem entre as mulheres (INCA, 2019). Em Buritis (RO), na Estratégia Saúde da Família (ESF) na qual atua, encontram-se 772 mulheres cadastradas, 431 na faixa etária de 25 a 64 anos, considerada como população alvo para rastreamento do câncer do colo do útero.  Registra-se que a cobertura do exame de Papanicolau em 2021, observada foi abaixo da meta estimada (40%) estabelecida pelo Ministério da Saúde, sendo no primeiro, segundo e terceiro quadrimestres equivaleram a 8%, 7%, 8% respectivamente, no município de Buritis (SISAB, 2021).

Diante deste cenário, com o desenvolvimento de uma pesquisa-ação, foram implementadas ações para melhorar a busca ativa e a adesão das usuárias ao exame.  Os resultados deste plano de intervenção permitiram elevação da cobertura, em 2022 observou-se no primeiro, segundo e terceiro quadrimestre 14%, 21%, 25% respectivamente. Atualmente neste primeiro quadrimestre de 2023 a cobertura aumentou para 45,9%.

Ações implementadas: cadastro de todas as usuárias, com registro das coletas do exame Papanicolau, que  oportunizou a identificação das usuárias que estavam com exames atrasados; busca ativa das mulheres com exames atrasados (dois anos ou mais) via telefone, seguida de mensagem por WhatsApp e visita domiciliar, incluindo educação em saúde, que utilizou material educativo ilustrado, para dinamizar o processo educativo; identificação dos motivos para a não adesão ao rastreamento oportunístico e agendamento de data e horário para coleta do exame na UBS. Estas ações foram compartilhadas com as outras ESF de Buritis e observou-se que a cobertura municipal nos quadrimestres  de 2021 de 13%, 15%, 17% respectivamente, subindo para 18%, 19% e 20% em 2022.

Durante a coleta do exame, as ações implementadas foram: a sala da coleta do exame foi aromatizada com cheiro de lavanda, instalou-se som com músicas instrumentais, antes da coleta do exame foi proporcionado um momento de educação em saúde, utilizando-se um simulador de baixa fidelidade e de baixo custo (confeccionado pela Mestranda Juliana no Curso de Mestrado Profissional – https://doi.org/10.5430/jnep.v13n4p15) que permite a usuária visualizar como é realizado o exame Papanicolau e os diferentes tipos de colo do útero.

O uso do simulador proporcionou um impacto positivo nas usuárias, pois 100% (n=25) das entrevistadas consideraram que o simulador auxiliou na compreensão de forma clara e objetiva como é a realizado o exame Papanicolau e que tal instrumento deve ser utilizado para orientação da usuária antes da coleta do exame de Papanicolau.

A Mestranda Juliana, em suas considerações, destaca a importância do trabalho em equipe, busca ativa, inovação, criatividade, acolhimento e humanização para prevenção e detecção precoce das lesões precursoras do câncer do colo do útero.

 

Translate »