Professora Neide da Silva Knihs Participa de Inovadora Simulação Cirúrgica no Congresso Nacional de Cirurgiões

03/08/2023 11:04

Com muito entusiasmo, destacamos a importante participação de Neide da Silva Knihs, professora do NFR vinculada ao programa profissional, como figura central na condução de uma atividade simulada conjunta de crise em sala operatória.

A “Simulação Interprofissional – Manuseio de Crises no Centro Cirúrgico”, em colaboração com SOBECC, ocorreu no Congresso Nacional de Cirurgiões, no dia 29 de julho, em Florianópolis, e contou com a participação ativa de profissionais da saúde de diversas áreas, objetivando promover uma enriquecedora e realista experiência, de ocorrência extremamente possível no cotidiano de um profissional da saúde. Logo, impulsionando o aprendizado interprofissional e abordando questões essenciais dentro do ambiente cirúrgico, a condução da atividade pela professora Neide da Silva Knihs evidenciou seu comprometimento e sua expertise, além de ter dado notoriedade ao seu envolvimento e à sua referência no campo da enfermagem e da simulação clínica, assim refletindo o comprometimento do Programa de Pós-graduação Profissional em Enfermagem (PPGPENF) da UFSC em contribuir ativamente sobre as práticas e decorrentes inovações na área da saúde para além do meio acadêmico.

Para a simulação, compuseram-se dois cenários progressivamente complexos, concebidos para estimular discussões relevantes e proporcionar um espaço de reflexão sobre a comunicação efetiva, a gestão de crises e os possíveis eventos adversos no contexto cirúrgico. O primeiro cenário envolveu uma cirurgia de apendicectomia de urgência, centrando-se na importância da comunicação. Já o segundo cenário, ainda mais desafiador, abordou uma cirurgia de “esplenectomia” em um paciente politraumatizado, permitindo a exploração aprofundada de eventos adversos e estratégias de comunicação sob pressão.

Com a presença de uma plateia composta por 220 participantes da equipe multiprofissional, a atividade proporcionou uma experiência imersiva, enriquecida por recursos tais como links, para literatura relevante acerca da simulação clínica e comunicação efetiva, e checklists digitais, para avaliação de habilidades técnicas e não técnicas. Ainda nesse contexto, o debriefing coletivo em tempo real (relatório/reunião de informações ocorridas no processo) ofereceu aos participantes a oportunidade de analisar e compreender a aplicação prática dos conceitos abordados nos cenários simulados.

Além do papel central desempenhado pela professora Neide da Silva Knihs, o sucesso dessa atividade foi possível graças à colaboração de profissionais renomados em suas respectivas áreas. Portanto, destacamos também a contribuição do anestesiologista Dr. Antônio Carlos Aguiar Brandão, do Hospital das Clínicas Samuel Libânio em Pouso Alegre, Minas Gerais, e do Hospital Municipal de São José dos Campos, São Paulo, assim como o cirurgião e professor Dr. Gerson Alves Pereira Junior, da Universidade Federal de São Paulo.

Essa atividade de simulação clínica em ambiente cirúrgico e a referida participação de uma professora vinculada representam, de fato, um marco significativo na busca contínua por aprimoramento e inovação no campo da saúde qual intencionamos no programa (PPGPENF) e tende a contribuir em muito à área da saúde como um todo, como abordado pela citada prof.ª Dr.ª Neide da Silva Knihs em entrevista, disponível abaixo:

Reforçamos, portanto, que a experiência compartilhada, bem como os conhecimentos adquiridos por meio dessa iniciativa, irá, sem dúvida, enriquecer a prática profissional e, consequentemente, fomentar necessárias discussões acadêmicas acerca das possíveis e, muitas vezes, inesperadas complicações nas salas de cirurgia, reluzindo a uma atestada importância de se estar preparado para contorná-las eficientemente enquanto profissionais da saúde.

CRÉDITOS AOS ENVOLVIDOS

Enfermeiros:

• Poliana Paz Barcelos (NFR/CCS/UFSC);
  • Letícia Marie Sakai (Coordenadora de enfermagem do Hospital Jaraguá);
  • Jaçany Aparecida Borges Prudente (CC do HU, na UFSC);
  • Elisa Borges Kuze (CC do HU, na UFSC).

Anestesiologia:

• Emanuel Cardoso Mafra (CET do SIANEST, em Florianópolis);
  • Pedro Gabriel Dotto (CET do SAJ, em Joinville).

Cirurgiões:

• Diogo Campos Tamiozo (Cirurgião digestivo no HU da UFSC).

Residentes:

• Daniel Delatorre Kamijo (Cirurgia do Aparelho Digestivo no HU da UFSC);
  • Christian Pereira Gregory (Cirurgiã Geral no HU da UFSC);
  • Marina Monteguti Savi (Gastrocirurgiã no HU da UFSC);
  • Guilherme Paes Ramos (Cirurgiã Geral no HU da UFSC).
Translate »