Ex-aluno da UFSC cria fluxogramas para melhorar o cuidado à pessoa com estomia e é premiado no 2º Laboratório de Inovação em Enfermagem

04/09/2023 14:58

Dando continuidade às etapas de avaliação do 2º Laboratório de Inovação em Enfermagem, parceria entre o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), em abril deste ano as avaliadoras vieram a Florianópolis conhecer in loco a experiência intitulada “Melhoria do Acesso à Pessoa com Estomia de Eliminação no Município de Florianópolis a Partir da Implantação de Dois Fluxogramas de Atendimento”.

O relato é sobre a vivência do enfermeiro mestre profissional do egresso do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem – Modalidade Profissional, no Serviço de Referência no Cuidado à Pessoa com Estomia do município de Florianópolis e como os processos de gestão e assistência melhoraram a partir da criação de fluxogramas que organizam o caminho das pessoas com estomias, bem como de seus familiares, enfermeiros e equipes na rede municipal de saúde de Florianópolis.

Os fluxogramas foram criados como uma atividade desenvolvida na disciplina MPE 310023 – Projetos Assistenciais e de Inovação Tecnológica, do mestrado profissional, na qual era necessário escolher um tema da prática assistencial a ser melhorado. Das 39 experiências inscritas, oito delas foram selecionadas como melhores, sendo o trabalho do mestre profissional Guilherme uma delas.

Como encerramento, haverá uma cerimônia de reconhecimento durante o 25º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF) nos dias 23 a 26 de outubro, em João Pessoa, Paraíba, onde a experiência será apresentada.

Parabéns ao Guilherme e aos demais envolvidos nesse projeto inovador!

Translate »